5 dicas para prevenir cáries

Prevenir cáries é uma das maiores prioridades para quem quer deixar a saúde bucal em dia. 

As consequências de quem não cuida dos detalhes de um sorriso saudável podem ser graves, desde lesões estruturais nos dentes, até mesmo buracos e uma estética pavorosa. 

Cuidar do seu sorriso vai muito além de dentes brancos e alinhados. É preciso cautela quando se trata da sua marca registrada, por essa razão é muito importante agendar uma consulta regular em um centro odontológico capacitado. 

A cárie é uma doença infecciosa que surge através de muitos fatores, para evitá-la é preciso adotar algumas atitudes. Acompanhe nossas dicas para prevenir cáries e tenha um sorriso mais bonito e saudável. 

Evite o açúcar

Já é de conhecimento geral que o açúcar pode fazer um estrago enorme na saúde bucal. Por esse motivo, ele deve ser consumido com sabedoria, para não correr o risco do seu sorriso ficar amarelado com o surgimento da placa bacteriana, um dos sintomas da cárie. 

Tome cuidado com os exageros! Quanto maior a ingestão de açúcar, maior o risco de cáries.

Mude sua alimentação

Uma das melhores maneiras de prevenir cáries é adotar uma alimentação balanceada que contenha cálcio. Outra coisa que ajuda muito é a ingestão de alimentos crus e crocantes, como a cenoura. A maçã também é uma forte aliada, sua composição além de ser ótima para limpar os dentes, beneficia a sua saúde vocal. 

Cuide da limpeza do seus dentes

Uma higiene mais rigorosa faz toda a diferença. Depois de diminuir o açúcar e incluir alimentos benéficos ao seu sorriso, a limpeza dos seus dentes vai ser sua maior aliada. A escova de dentes certa, o fio dental e um enxaguante, são a tríade de uma higiene eficaz. Além disso, escolher um bom creme dental, que elimine os efeitos nocivos do açúcar, te ajuda a prevenir cáries. 

Beba MUITA água

A água só traz benefícios ao nosso corpo e quando se trata de saúde bucal, melhora nossa salivação e previne cáries. Ela ajuda a dissolver alimentos e previne a formação da tão temida placa bacteriana.  

Vá ao dentista

Por último e não menos importante, vá regularmente ao dentista. Ele é o maior aliado na sua luta contra as cáries, além de fornecer um atendimento especializado para a sua saúde bucal. Cuide dos seus dentes da mesma forma que você cuidaria do seu coração e agende, pelo menos, uma consulta ao ano para fazer um check-up. 

Aqui no COB, trabalhamos com ortodontia, estética, clínica geral, implantes, próteses, odontopediatria e muito mais. Agende a sua avaliação.  

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a prevenir cáries. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *